Vice-governador Darci Piana traça panorama de investimentos no Paraná

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, foi o palestrante da primeira reunião de 2025 do Conselho de Integração de Território e Região Sul do Movimento Pró-Paraná, coordenado por Domingos Tarço Murta Ramalho. O encontro, do qual participaram diretores, associados e mantenedores do Movimento Pró-Paraná (MPP), foi realizado nesta segunda-feira (17/2), no Auditório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR). Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do MPP, Marcos Domakoski. Além dele, de Piana e de Ramalho, compuseram a mesa o reitor da UFPR, Marcos Sunye, o vice-presidente do MPP Orlando Pessuti e o ex-ministro Luiz Carlos Borges da Silveira.

Ao saudar os presentes, Domakoski, citou a honra de contar com Piana para compartilhar sua experiência e sua visão sobre a economia do estado. “Aproveito para agradecer a acolhida aqui em sua casa do coração, a vibrante Fecomércio”, pontuou.

Painel

“Com R$ 713 bilhões, o Paraná hoje é a quarta economia do país, maior que a da Bulgária, a da Islândia e a de Luxemburgo juntas. Estamos praticamente com pleno emprego. No Oeste faltam no mínimo 50 mil trabalhadores. De acordo com o Índice de Gini, nossa desigualdade está em queda. A expectativa de vida média no Paraná é de 79,2 anos. São indicadores que revelam a saúde econômica do nosso estado”, disse o vice-governador.

Piana também apresentou um panorama dos investimentos, concessões e parcerias público-privadas (PPPs) do Paraná. “Só no âmbito rodoviário, são 3.368 quilômetros licitados. No Porto de Paranaguá as concessões renderam R$ 3,4 bilhões em investimentos. Nossas exportações, puxadas por grãos e carnes, estão em crescimento”, lembrou, mencionando também a boa situação das contas públicas, que faz do Paraná o estado com melhor saúde fiscal em todo o Brasil.

O coordenador do Conselho destacou o trabalho realizado pelo vice-governador e a importância de sua participação no grupo. “O legado do Piana é imenso. Foram meses de insistência, mas hoje ele está conosco, nesta auditório repleto de presenças que notabilizam e dão força ao nosso Conselho”, afirmou Ramalho.

Diálogo

Em sua manifestação, Domakoski sublinhou a importância do diálogo permanente como eixo de estímulo econômico. “Acreditamos que o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento de nossa economia dependem, em grande parte, da capacidade de dialogarmos, de unir esforços e buscar soluções colaborativas, como o próprio Movimento Pró-Paraná tem feito ao longo dos anos”.

O presidente lembrou que o Pró-Paraná tem se destacado pela sua atuação em prol da melhoria da infraestrutura do estado. “Ajudamos a viabilizar projetos de grande importância para a logística e o desenvolvimento regional – sem perder de vista nosso compromisso em também promover a educação, a melhoria dos parâmetros de qualidade de vida e a salvaguarda da nossa memória e da nossa história”.

Contribuições

Uma dessas contribuições, disse, voltou-se para construção da ponte ligando Matinhos e Guaratuba, que trará não apenas benefícios econômicos, mas também melhoria na qualidade de vida da população da região. “Conseguimos também superar um grande obstáculo no Porto de Paranaguá, com a remoção das pedras que reduziam o canal de acesso dos navios, permitindo que nosso porto se torne ainda mais competitivo e eficiente no escoamento da produção do Paraná”.

“Outro marco importante foi o estudo que nos permitiu recomendar a inclusão da terceira pista nas obras de ampliação do Aeroporto Afonso Pena, uma necessidade urgente para acompanhar o crescimento do fluxo aéreo e facilitar a conexão do Paraná com o resto do país e o mundo. E não podemos esquecer da articulação para a construção da segunda ponte ligando Foz do Iguaçu ao Paraguai, projeto fundamental para fortalecer as relações comerciais e econômicas com o nosso vizinho que, por sinal, anda dando bons sinais de crescimento saudável mesmo em meio às incertezas que temos acompanhado nas relações multilaterais entre as nações”, elencou.

Fundo Sul-Sudeste

Domakoski citou o Fundo Sul-Sudeste, cuja criação está prevista em proposta que tramita no Congresso, como exemplo de tema que demanda a união de todos. O fundo, nos moldes já implantados em outras regiões do Brasil, destina-se a promover o desenvolvimento em áreas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

No início do evento, um vídeo exibiu a mensagem do deputado federal Toninho Wandscheer sobre a tramitação da PEC 27, que cria o Fundo Sul-Sudeste. “A proposta está aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e temos do novo presidente da Câmara, Hugo Motta, o compromisso de criar uma comissão especial para a votação do tema. Se depender do nosso esforço, a proposta logo segue para o Senado”, afirmou.


Destaques:
Movimento Pró-Paraná
Responderemos em instantes
Movimento Pró-Paraná
Olá 👋
Como podemos ajudá-lo?
23:40
Iniciar conversa