Senado aprova projeto para dar nome de Lerner a ponte, proposta agora volta à Câmara

Lerner

O Senado aprovou nesta quarta-feira (25/5) o Projeto de Lei 1.984/2021, dando ao trecho brasileiro da nova ponte de integração Brasil–Paraguai o nome de Jaime Lerner (1937—2021), arquiteto e urbanista de renome internacional que governou o Paraná de 1995 e 2003 e foi prefeito de Curitiba por três mandatos. Lerner faleceu em maio de 2021, aos 83 anos.
Em razão do substitutivo apresentado pelo senador piauiense Marcelo Castro para esclarecer que nome refere-se ao trecho brasileiro da edificação, a matéria agora retornará para a Câmara dos Deputados.

Empenho

O Movimento Pró-Paraná foi defensor de primeira hora da homenagem, cuja iniciativa partiu do deputado federal Evandro Rogério Roman (PP-PR).
O Pró-Paraná teve uma relevante participação na homenagem, contando para tal com as atuações do economista Wilson Portes, do ex-deputado federal Eduardo Sciarra e do advogado José Lucio Glomb, coordenador do Conselho Superior do MPP, para a rápida tramitação da proposta no Congresso.

“É uma justa e importante homenagem, à altura da importância que Jaime Lerner tem para a história e o progresso do Paraná. Foi a pessoa mais criativa, talentosa e motivadora com a qual tive a oportunidade de trabalhar”, afirma Marcos Domakoski, presidente do Pró-Paraná.

A segunda ponte Brasil-Paraguai sobre o Rio Paraná está sendo construída desde 2019 e tem inauguração prevista para este ano. Ela conectará Foz do Iguaçu, no Paraná, a Presidente Franco, no Paraguai. É fruto de uma parceria entre os governos dos dois países e Itaipu Binacional. Brasil e Paraguai já são ligados pela Ponte da Amizade, inaugurada em 1965 para ligar Foz do Iguaçu e Ciudad del Este.

Destaques: