O Movimento Pró-Paraná promoveu, na noite de quarta-feira (23/7), um encontro com o Grupo Olhar sem Fronteiras para debater os avanços econômicos e tecnológicos do Paraná. A reunião foi sediada pelo Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE-PR).
A abertura do encontro foi realizada pelo presidente do Pró-Paraná, Marcos Domakoski, que apresentou a entidade aos convidados e destacou a relevância de iniciativas voltadas ao fortalecimento do desenvolvimento regional.
Na sequência, o coordenador do Olhar sem Fronteiras e diretor de Relações Institucionais e de Tecnologia do Instituto CTNI (Centro de Tecnologia, Novos Negócios e Inovação), Atilano de Oms Sobrinho, conduziu a apresentação, abordando as propostas e objetivos do grupo. Durante sua fala, Atilano destacou a necessidade de ampliar a integração de modais no país, reduzindo a dependência das rodovias para impulsionar a competitividade econômica, tanto no Paraná quanto em outras regiões do Brasil e da área de influência do Centro-Sul da América do Sul.
Ele também apontou os pilares que considera fundamentais para o Plano de Desenvolvimento Econômico e Social da Região Centro-Sul da América do Sul: a Itaipu Binacional, como promotora da transição energética; o agrobusiness, como base da cadeia alimentar; e o Fundo Binacional, como alavanca para a execução de projetos estruturais e de agregação de valor, com vistas ao desenvolvimento integrado e sustentável. Segundo o palestrante, esses elementos têm potencial para promover uma transformação econômica e social significativa em uma área que responde por cerca de 50% do PIB do continente.
Além de Atilano, participaram da reunião como representantes do Olhar sem Fronteiras Eduardo Sciarra, Ramiro Wahrhaftig, Francisco Simeão e João Elísio Ferraz de Campos. Mario Pereira, vice-presidente do Pró-Paraná, também esteve presente como membro do grupo.
A reunião contou ainda com a participação ativa dos demais presentes, que contribuíram com sugestões e posicionamentos sobre projetos de integração entre o Brasil e o Paraguai voltados ao avanço da tecnologia e ao fortalecimento do desenvolvimento regional.
Ao final, Atilano parabenizou o Pró-Paraná pelo trabalho contínuo em favor do estado. “Estar aqui com vocês, com esse time de peso, é uma honra. Estamos aqui porque alguém e alguns nos trouxeram até aqui, e o MPP faz parte dessa gama que leva o desenvolvimento ao Paraná”, afirmou.


