O presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, participou da solenidade de comemoração dos 90 anos do Porto de Paranaguá, realizada nesta segunda-feira (17/3) pelo Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do porto.
O Pró-Paraná tem sido um parceiro estratégico na defesa e promoção de melhorias para a infraestrutura portuária do estado, atuando em prol de grandes conquistas que impulsionam a competitividade do Porto de Paranaguá. A entidade tem contribuído com a elaboração de estudos e notas técnicas que embasam projetos estruturantes, garantindo avanços como os R$ 1 bilhão em investimentos no terminal, os R$ 37 milhões destinados à recuperação das vias urbanas de Paranaguá e a implementação de um novo sistema de marcação à navegação da Marinha, que aprimora a segurança e a eficiência das operações marítimas.
Entre os marcos recentes, destaca-se ainda a derrocagem das Pedras Palanganas, um projeto essencial para a ampliação do calado do porto e a recepção de embarcações de maior porte, consolidando a posição estratégica de Paranaguá no comércio exterior.
“A celebração dos 90 anos do Porto de Paranaguá reafirma a importância desse ativo logístico para o desenvolvimento econômico do estado e do país. O Pró-Paraná segue comprometido com a defesa de investimentos e políticas que garantam a modernização contínua da infraestrutura portuária, contribuindo para a expansão e a competitividade do setor”, destacou Domakoski.
O evento reuniu autoridades, representantes do setor logístico e empresarial. Dentre os participantes, estiveram presentes o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; os secretários estaduais do Planejamento, Guto Silva; do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza; do Turismo, Marcio Nunes; e da Justiça e Cidadania, Santin Roveda; o secretário nacional de Portos do Ministério de Portos e Aeroportos, Alex Ávilla; o comandante do 8 Distrito Naval, vice-almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira; os presidentes da Ferroeste, André Gonçalves; da Fetranspar, Sérgio Malucelli; da Faep, Ágide Eduardo Meneguette; o deputado federal Tião Medeiros; os deputados estaduais Hussein Bakri e Nelson Justus; e o empresário Antonio Saad Gebran Sobrinho, da Folha do Litoral.