Presidente do Pró-Paraná participa de audiências sobre acordo com a Petrobras

O presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, participou, nos dias 4 e 5 de julho, da segunda etapa das audiências para tratar do cumprimento do acordo efetuado pela Petrobras sobre a indenização de quase R$ 1,4 bilhão relacionados à reparação dos danos decorrentes do vazamento de petróleo da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, em 2000.

As audiências tiveram como objetivo avaliar os projetos apresentados pela sociedade civil, pelo governo paranaense e pelos municípios. As propostas selecionadas serão custeadas pelo valor da indenização. No total, foram mais de 450 projetos apresentados, sendo 11 aprovados integralmente e 146 com ressalvas.

As propostas aprovadas envolvem a implantação de programas de resposta a incêndios ambientais, de criações de unidades de conservação, de revitalizações de parques próximos ao Rio Iguaçu e programas relacionados à educação ambiental. Dentre os projetos aprovados, destacam-se os projetos Paraná Mais Verde, Controle de Espécies Exóticas Invasoras (EEI) e Parques Paraná.

Os encontros foram coordenados pela Comissão de demandas complexas do Sistema de Conciliação do Tribunal Regional Federal da 4ª Região e presidida pelo juiz federal Antônio César Bochenek. Os projetos foram aprovados pelo Conselho de Recuperação de Bens Ambientais Lesados (CRBAL).

Destaques: