Novo trecho de rodovia PR 151 vai homenagear Deputado João Chede

A estrada PR 151 – Deputado Estadual João Chede, que se localiza entre Palmeira e Ponta Grossa está sendo concluída neste mês de abril. A iniciativa prestigia o parlamentar, pai do membro do Corpo de Beneméritos do Pró- Paraná Jonel Chede. 

A obra, realizada pelo Governo Carlos Massa Ratinho Júnior, conta com 43 km de recapa total de novo asfalto e traz melhorias à segurança na região. Em virtude da legislação eleitoral, não será realizada solenidade de inauguração no momento.

Essa via, que se integra com a BR 277 e com a BR 386, é de muita importância para localidade como ponto de integração do Norte/Sul e Leste/Oeste.

Jonel Chede, filho do homenageado e ex-presidente do Movimento Pró-Paraná, conta que a homenagem é uma imensa alegria para a família e carregada de simbolismo, pelo trabalho que seu pai realizou em prol da integração da região com o estado. Prefeito do município de Palmeira por 12 anos, João Chede foi o deputado mais votado em 1947, tornando-se presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Ele presidiu a Assembleia Estadual Constituinte pós Era Vargas e assinou a promulgação da nova Constituição.

“A construção dessa rodovia é uma homenagem muito grande para a nossa família e para a nossa terra natal. O povo de Palmeira está aplaudindo muito essa iniciativa”, conta Jonel. Ele se recorda ainda de outros legados de seu pai na região, como a Rádio Ipiranga, que foi doada pela família para a fundação Imaculada Conceição, é gerida pela arquidiocese e recentemente teve a frequência ampliada para AM e FM. Outro marco é o Ypiranga Football Club, cujo estádio também leva o nome de João Chede e foi tombado como patrimônio cultural do estado.

Destaques: