Nota oficial

Movimento Pró-Paraná

O Movimento Pró-Paraná lamenta os atos de vandalismo perpetrados em Brasília no domingo, 8 de janeiro. Não há argumento que justifique a destruição do patrimônio público, que não pertence a um grupo de pessoas ou a um grupo político, mas, sim, a todo o povo brasileiro.

Além da destruição de prédios históricos, marcos da arquitetura do país, dos objetos vilipendiados e das obras de arte icônicas gravemente danificadas, salta aos olhos o ataque às instituições, que, do mesmo modo, vão muito além das pessoas e representam cerne do Estado Democrático de Direito.

A democracia dá espaço à livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato, conforme preconiza o artigo 5º do texto constitucional. O mesmo determina que “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público”. Contudo, não foi o que se viu na capital federal, com inumeráveis atos desrespeitosos aos símbolos nacionais.

Diante desse cenário, o Movimento Pró-Paraná espera que as devidas providências sejam tomadas pelas autoridades competentes para a responsabilização em todos os âmbitos dos envolvidos nessa página deplorável da história do Brasil.

Destaques: