Na audiência pública sobre a Ponte de Guaratuba, MPP é citado pela contribuição por meio de notas técnicas

O presidente do Movimento Pró-Paraná (MPP), Marcos Domakoski, participou na noite de quarta-feira (7/12) da audiência pública sobre a Ponte de Guaratuba promovida pelo Departamento de Estradas de Rodagem no Paraná (DER-PR) e pelo Instituto Água e Terra em Matinhos na sede do SESC Caiobá.

Em mensagem dirigida ao prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo, o Zé da Ecler, Domakoski lembrou que o MPP e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) elaboraram em 2020 notas técnicas que apoiam a obra. “É imensa a importância dessa obra para o desenvolvimento da região, tanto pelo potencial turístico quando pelo uso de quem circula com frequência pelo litoral”, observou.

Tanto Zé da Ecler quanto o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, Everton Souza, ressaltaram, em seus pronunciamentos, a importância do Pró-Paraná no estudo e na mobilização para a construção da ponte.

Nesta quinta-feira, 8/12, outra audiência sobre o tema será realizada em Guaratuba, às 19h, na sede da Igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo.

O governo do Paraná já assinou o contrato para a obra com o Consórcio Nova Ponte, vencedor da licitação.

Enquanto aguarda a obtenção da licença ambiental e a conclusão do projeto, o governo estadual promove as audiências públicas para dar mais transparência ao processo.

O secretário de Infraestrutura do Paraná, Fernando Furiatti, afirma que as sugestões que surgirem nesse debate com a sociedade serão analisadas e podem vir a ser agregadas ao projeto.

Orçada em R$ 386,9 milhões, a ponte tem que 1,2 km de extensão e contará com quatro pistas, duas em cada mão, além de calçadas com ciclovia em ambos os lados e dos contornos rodoviários requeridos. A previsão é de que as obras comecem em agosto de 2023 e sejam concluídas após 32 meses, em 2025.

Destaques: