O Movimento Pró Paraná (MPP) marcou presença no último sábado (5/7) na inauguração da Praça das Nações Ferroviárias, espaço dedicado à preservação e valorização da história ferroviária, localizado na plataforma da Serra Verde Express, em Curitiba. A iniciativa transforma o local em um ponto de encontro cultural, com acervo permanente e programação mensal voltada a diferentes nações que contribuíram para o desenvolvimento das ferrovias. A atração de estreia homenageou o Reino Unido, com apresentações artísticas, gastronomia típica e passeios de trem.
A Serra Verde Express, mantenedora do Movimento Pró Paraná, foi anfitriã do evento, representada pelo empresário Adonai Arruda, diretor-geral da companhia, que recebeu autoridades e convidados, entre eles o vice-governador do Paraná, Darci Piana; o presidente da Invest Paraná, Roberto Dziura; o secretário de Estado das Cidades, Guto Silva; e o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tico Kuzma. O MPP foi representado pelo coordenador do Conselho Deliberativo, Zaki Akel Sobrinho; pelo coordenador do Conselho de Integração do Território e Região Sul, Domingos Murta Ramalho; e por Eugênio Stefanelo, membro do Conselho Deliberativo da entidade.
Para o presidente do Movimento Pró Paraná, Marcos Domakoski, “é uma satisfação ver a entidade apoiar esta iniciativa, que une cultura, memória e solidariedade em um só espaço”. A expectativa é que a Praça das Nações Ferroviárias se consolide como novo atrativo turístico e cultural, reforçando a identidade de Curitiba como capital do turismo ferroviário.

