MPP e IEP debatem questões do agronegócio

A deputada federal Aline Sleutjes foi a convidada desta terça-feira (22/03) para a reunião semanal do Comitê de Infraestrutura, composto pelo Movimento Pró-Paraná (MPP) e pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).

O presidente do Pró-Paraná, Marcos Domakoski, abriu a reunião juntamente com Luís Roberto Bruel, coordenador do comitê. Ao falar de seu histórico na política, a parlamentar citou projetos sob sua relatoria e falou de sua atuação na presidência da Comissão de Agricultura e Pecuária, bem como na Frente Parlamentar do Agronegócio.

Aline destacou que em seu mandato 57 projetos foram aprovados, como os de autocontrole para fiscalização agropecuária, incentivo ao turismo rural como fonte de renda e incentivo à produção de bioinsumos para uma agricultura sustentável.

A deputada destacou também uma política para assegurar a mobilidade no meio rural e o escoamento da produção do campo por estradas vicinais (PL 1146/21). Citou o projeto para a viabilidade da estrada rural, enfatizando que são elas o coração do Brasil e que a proposta busca apoiar os agricultores a elevar a qualidade de vida de quem habita o interior, melhorando as condições de deslocamento.
Na sequência, falou sobre a regularização do turismo rural, para a qual fazendas e chácaras conseguiram fundos durante os dois últimos anos de pandemia; também destacou o projeto de repovoamento de rios e lagos, política de apicultura, regularização fundiária quando, juntamente com o presidente Jair Bolsonaro, conquistou 5.800 títulos para os assentamentos terem maior autonomia, investirem em ferramentas de trabalho e, consequentemente, melhorarem a produção.

A convidada falou em promover o agronegócio no exterior e levar a imagem de um Brasil sustentável. Ela também foi a responsável por criar a “caravana do leite”, que busca levar conhecimento para elevar os lucros e empregos nessa cadeia produtiva.

Seguro rural

Como conclusão, ela discorreu sobre o seguro rural, que protege o agricultor de eventos climáticos fora de seu controle, e sobre o projeto Fiagro, em que investidores possam gerar fundos para o agronegócio brasileiro.

Estereótipo

A deputada citou ainda o projeto “De olho no material escolar”, elaborado para ressaltar a importância do setor agrícola para a economia do país e desfazer o estereótipo de que a agricultura é inimiga do meio ambiente. Em nome do comitê, Nelson Gomez, presidente do IEP, agradeceu à parlamentar pela exposição.

Destaques: