O Movimento Pró-Paraná promoveu, no dia 29 de agosto, um encontro com a Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná para a apresentação do programa Rota do Progresso, que tem como objetivo levar desenvolvimento às regiões paranaenses mais carentes de recursos.
Durante a reunião, o diretor de Projetos da secretaria, Marcos Marini, explicou que serão investidos R$ 2,5 bilhões pelo Governo do Estado em 9 eixos programáticos que vão atender 80 municípios com os menores índices de desenvolvimento do Estado. Entre os investimentos constam o estímulo à agricultura, à geração de renda e pavimentação de estradas rurais.
Ao longo do encontro os representantes do Pró-Paraná comentaram sobre a iniciativa e como ela está de acordo com as bandeiras defendidas pela entidade.
“Temos vários conselhos, um deles pegou como atividade principal uma atenção aos municípios de baixo IDH. Então, agora, com a iniciativa da Rota do Progresso, ficamos entusiasmados e a gente vê que é um projeto com pé no chão, com valores e critérios”, destacou Mário Pereira, vice-presidente do MPP.
“Temos como bandeira ajudar o Estado do Paraná na implementação de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida dos municípios de IDH baixo. Com essa apresentação, temos a segurança de que o Governo do Paraná está no caminho certo para obter, lá na frente, a melhora na qualidade de vida desses municípios, fazendo com que os cidadãos paranaenses estejam homogêneos, com qualidade de vida igualitária”, manifestou o coordenador do Conselho de Integração do Território e Região Sul, Domingos Murta Ramalho.
O Pró-Paraná foi representado ainda pelo vice-presidente Nelson Luiz Gomez; pelo coordenador e pelo secretário do Conselho de Relações Institucionais e Federativas, Cleverson Marinho Teixeira e Heroldes Bahr Neto, respectivamente; pelo coordenador do Conselho Cívico Cultural e de Educação, Estefano Ulandowski; pelo coordenador em exercício do Conselho de Infraestrutura, Horácio Guimarães; e pelo conselheiro Luis Carlos Borges da Silveira.