A diretoria do Movimento Pró-Paraná eleita para a gestão 2025/2027 tomou posse solene na noite de segunda (3/11), em cerimônia realizada no Buffet du Batel, em Curitiba.
Reconduzido à presidência, Marcos Domakoski foi empossado juntamente com os vice-presidentes Mário Pereira, Orlando Pessuti, Marilena Indira Winter e Nelson Luiz Gomez; bem como o diretor secretário Jaime Sunye Neto, os diretores Arnaldo Luiz Miró Rebello e Luis Roberto Dantas Bruel, os tesoureiros Kelso Krieger Gomes e Pedro Luis Fuentes Dias, e a diretora de eventos Rosane Gil Kolotello Wendpap. Também foram empossados os coordenadores dos conselhos: José Lúcio Glomb, no Conselho Superior; Zaki Akel Sobrinho, no Conselho Deliberativo; e Mario Branco Dalla Stella, no Conselho Fiscal.
Prestigiada por autoridades dos três Poderes e lideranças da sociedade civil paranaense, a cerimônia contou com a presença do vice-governador do Paraná, Darci Piana; do vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deputado Alexandre Curi; do deputado federal Toninho Wandscheer; entre outras autoridades e representantes de instituições parceiras.
O evento foi viabilizado graças ao apoio de seus patrocinadores: BTG Pactual, Companhia Paranaense de Energia (COPEL), Grupo EPR, ACCIONA Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Grupo Fertipar, Grupo Risotolândia, Harbor Operadora Portuária e Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR).

Compromisso com o desenvolvimento
O presidente Marcos Domakoski abriu a cerimônia reafirmando o compromisso do Pró-Paraná com o associativismo e a missão de contribuir para os grandes projetos do Estado. Ao ser reconduzido à presidência, ele destacou o sentimento de responsabilidade que acompanha o cargo. “Sinto-me movido por um forte senso de responsabilidade pública, pois esse não é um cargo pessoal, é uma missão coletiva”, afirmou.
Domakoski lembrou que o Pró-Paraná nasceu do ideal de Francisco Cunha Pereira Filho, que, ainda nos anos 1990, compreendeu a importância de um espaço permanente de convergência entre lideranças empresariais, acadêmicas, políticas e da sociedade civil, com o objetivo de construir uma agenda de Estado. Ele recordou que uma das primeiras lutas da entidade foi pela conquista dos royalties de Itaipu, um marco que, segundo ele, “mobilizou lideranças e simbolizou a defesa firme dos interesses do Paraná, consolidando a vocação do Pró-Paraná para a ação técnica e apartidária, sempre voltada ao bem coletivo”.
O presidente da Alep, deputado Alexandre Curi, ressaltou a importância do Movimento Pró-Paraná nas principais pautas estruturantes do Estado, como o lançamento da ponte de Guaratuba, os leilões do pedágio na B3 e a inauguração da nova ponte Brasil–Paraguai. “Quero cumprimentar o presidente Marcos Domakoski por estar presente nos grandes momentos do Paraná. Essa entidade traduz o que temos de melhor no nosso Estado: o diálogo, a união e o compromisso com o futuro”, afirmou Curi.
Conquistas e desafios
Domakoski citou algumas das conquistas da última gestão, destacando a participação do Pró-Paraná no modelo de concessão de rodovias, na viabilização da ponte ligando Matinhos e Guaratuba, no projeto da segunda ponte entre Foz do Iguaçu e o Paraguai, na engorda da Praia de Matinhos e na atuação jurídica e técnica como amicus curiae no processo da Faixa de Infraestrutura, etapa essencial antes da concessão dos acessos litorâneos.
O presidente mencionou ainda a atuação da entidade nos leilões dos novos trechos de rodovias do Estado, ressaltando os estudos elaborados e o acompanhamento das obras realizadas pelas concessionárias vencedoras. Destacou também o diálogo constante do Pró-Paraná com os poderes públicos, especialmente com o Executivo. “Temos um diálogo franco, aberto e produtivo com o Governo Estadual. E não é diferente com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), onde integramos o programa Destrava Logística, iniciativa que une entidades do setor produtivo e órgãos da Justiça em busca de consensos que destravem a infraestrutura e as grandes obras do Estado”, afirmou.
Troféu Guerreiro do Paraná
Ainda durante a solenidade, o Movimento Pró-Paraná realizou a entrega do troféu Guerreiro do Paraná ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior. A honraria, instituída em 2001, reconhece personalidades que se destacam por sua contribuição ao desenvolvimento do Estado, com espírito público, visão estratégica e compromisso com o bem comum.
Ao fazer a entrega, Domakoski destacou que o troféu simboliza o reconhecimento da sociedade civil às lideranças que impulsionam o progresso do Paraná. O governador, por sua vez, agradeceu a homenagem e ressaltou a importância do trabalho conjunto entre governo e sociedade civil. Em tom de gratidão, afirmou: “Quero agradecer por me darem a oportunidade de trabalhar com os senhores e senhoras a construir esse Paraná que tanto amamos.”
Confira aqui o registro completo sobre a entrega do Troféu.
Sobre o Pró-Paraná
O movimento, criado em 2001, foi impulsionado pela mobilização de empresários e setores da sociedade civil, liderados pelo advogado e jornalista Francisco Cunha Pereira Filho pela conquista dos royalties da Usina Hidrelétrica de Itaipu após uma mobilização iniciada em 1991.
Graças a essa união, a partir de 1996, o Paraná passou a receber os recursos de compensação financeira pela exploração daquela área. Desde então, o grupo começou a participar ativamente de todas as grandes reivindicações do estado junto aos três Poderes. Sem fins lucrativos nem vínculos partidários ou ideológicos, o Pró-Paraná tem como principal objetivo integrar interesses dos vários segmentos da sociedade paranaense em busca de solução para os problemas do estado.
Apoio institucional
O Movimento Pró-Paraná conta com o apoio de instituições que compartilham de seus valores e objetivos, fortalecendo a atuação conjunta em prol do desenvolvimento do Estado: Associação Comercial do Paraná (ACP), Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), Anderson Fumagalli Administração e Participações, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Casas Kurten, Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE-PR), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Companhia Paranaense de Energia (COPEL), Companhia Paranaense de Gás (Compagas), EPR Litoral Pioneiro, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Folha do Litoral, Fundação do Asseio e Conservação do Paraná (Facop), Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Grupo Risotolândia, Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Loja ARLS, Maralto, OAB Paraná, Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Rotary Club de Curitiba, Rumo Logística, Serra Verde Express, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Seac-PR), Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe), Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná (Sicepot-PR), Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (Sindipar) e Via Araucária.














