O Movimento Pró-Paraná promoveu, nesta quinta-feira (12), uma Assembleia Geral Ordinária para apresentar o relatório de atividades do período entre julho de 2023 e junho de 2024. O encontro foi realizado na sede do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) no Estado do Paraná.
O evento foi aberto pelo coordenador do Conselho Superior, José Lúcio Glomb, e seguiu com as boas-vindas do conselheiro do Pró-Paraná e presidente do Conselho do Sinduscon, José Eugênio Gizzi.
O presidente Marcos Domakoski deu continuidade à reunião apresentando o progresso da entidade no último ano, dando destaque para o convite para participar do programa Rota do Progresso, que tem como objetivo levar desenvolvimento às regiões paranaenses mais que mais necessitam de recursos. Com este convite, o presidente ressaltou o crescente papel que o MPP está exercendo junto ao estado e agradeceu aos membros da entidade pela assídua atuação.
As bandeiras do Pró-Paraná também foram temas de destaque ao longo do encontro. Domakoski pontuou a elaboração de documentação técnica para a remoção das Pedras Palanganas, a fim de ampliar o Canal da Galheta, e como esta ação, mesmo que ainda incompleta, já impactou na evolução do Porto de Paranaguá, que bateu o recorde de exportação no último semestre.
Além da derrocagem, outras conquistas também foram mencionadas. Dentre elas constam a engorda da praia de Matinhos, já 97% concluída; e a construção da terceira pista para ampliação do Aeroporto Internacional Afonso Pena, que tornará Curitiba e São José dos Pinhais um hub do setor. De acordo com Domakoski, tais vitórias são resultado do espírito colaborativo dos membros do Pró-Paraná, sempre visando pelo desenvolvimento contínuo e sensato do estado.
Por fim, o diretor-tesoureiro Jaime Sunye Neto apresentou o balanço de contas do exercício de julho de 2023 a junho de 2024 e, na sequência, conduziu a apresentação e aprovação do orçamento para o próximo período. Sunye frisou o impacto que o Pró-Paraná tem e pontuou, novamente, a importância da cooperação entre seus membros. O Conselho Fiscal, por meio de seu coordenador José Mario Dalla Stella, apresentou um parecer favorável às contas do último ano e expôs ainda a proposta orçamentária para os próximos 12 meses, encaminhando para aprovação na próxima Assembleia Geral Ordinária.
Presenças
Também estiveram presentes o coordenador do Conselho Deliberativo, Zaki Akel Sobrinho; o coordenador do Conselho Fiscal, José Mario Dalla Stella; os vice-presidentes Mário Pereira e Orlando Pessuti, o diretor-tesoureiro Kelso Krieger Gomes e demais diretores e membros dos conselhos temáticos da entidade.
Também estiveram presentes o presidente da Fundação do Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Facop), Adonai Arruda; o presidente do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), José Carlos Dias Lopes da Conceição; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Virgílio Moreira Filho; o representante do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe-PR), José Manoel Caron; o diretor executivo da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (FETRANSPAR), coronel Manoel Jorge dos Santos Neto; o representante da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Paraná (Fecomércio-PR), Alberto Franco Samways; o gerente administrativo e financeiro da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Claudiomiro Santos Rodrigues; a diretora administrativa do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Suzana do Rocio Colaço Ferreira Leite; os representantes da concessionária Via Araucária, João Sairolli e Sergio Santilann; o vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP) Eliseu Prado; o representante do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), Eugênio Stefanello; e o empresário Antonio Saad Gebran Sobrinho, da Folha do Litoral.
Fotos: Gelson Bampi