Mário Pereira será homenageado pelo IEP como engenheiro do ano

O engenheiro eletricista e ex-governador Mário Pereira, vice-presidente do Movimento Pró-Paraná (MPP) receberá o Troféu Engenheiro do Ano no próximo dia 11 de dezembro. A homenagem, feita pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), presidido por Nelson Gomez, também vice-presidente do MPP, faz parte do jantar de encerramento da 27ª Edição da Semana da Engenharia, a ser realizado do Centro de Eventos do IEP, por adesão.

Nascido em Itajaí e criado em Florianópolis, Mário Pereira formou-se na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 1967, na primeira turma de engenharia elétrica da instituição. “Em 1968 vim para Curitiba para fazer um estágio de seis meses. Acabei fincando raízes no Paraná. Aqui nasceram meus três filhos, que são cascavelenses, e também meus 8 netos, todos curitibanos. Meu sentimento de pertencimento, claro, está ligado ao Paraná”, afirma.

Do estágio à aposentadoria, em 2015, Pereira atuou na Sul Americana de Eletrificação (SADE), pela Lince Construções, pela Inepar, pelas Centrais Elétricas Matogrossenses (CEMAT), pelo Grupo Rede, pela IESA Projetos, pela Tiisa e pela Inepar Triunfo. “Mesmo no período de 1982 a 1994, quando me dediquei à vida pública, a engenharia esteve presente. Como Secretário de Estado de Administração fui responsável pelo Departamento de Construção e Manutenção (Decon), como vice-governador toquei a Secretaria dos Transportes e fizemos a Ferroeste. No governo terminei essa importante ferrovia. Vivi da engenharia”, orgulha-se.

 

Destaques: