Importância da ponte de Guaratuba é destacada em reunião do Comitê de Infraestrutura

O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) receberam, em sua reunião semanal, nesta terça-feira (9/8), em formato híbrido, o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus. O presidente do Pró-Paraná, Marcos Domakoski, e o presidente interino do IEP, Paulo Peterlini, abriram a reunião, agradecendo a participação de todos e passaram a palavra para o prefeito que colocou em pauta a ponte de Guaratuba.

O encontro foi acompanhado por jornalistas que cobrem o assunto.Justus deu início à apresentação, comentando que há muitas críticas sobre a mobilidade na ponte de Guaratuba, especialmente por frequentadores sazonais, os chamados veranistas. A propósito disso, destacou que existe a necessidade do uso da ponte nos demais meses do ano, pela população permanente da cidade.

O prefeito teceu críticas ao radicalismo e afirmou não abrir mão do desenvolvimento do litoral. Ele pontuou que não se fala mais nesse tema sem levar em conta também os aspectos da sustentabilidade, do cuidado social e da riqueza do estado. “Quando se foca exclusivamente no social, não há geração de riqueza, mas sim desigualdade, pois se impede que o desenvolvimento aconteça”, disse, em referência ao assistencialismo.

Justus destacou ainda que para todo investimento feito em Guaratuba existe um retorno imediato, com impacto positivo sobre a economia e o desenvolvimento sustentável. Esse conjunto freia o crescimento desordenado.

No fim da apresentação, o prefeito ressaltou que a ponte fomenta novas oportunidades de renda, movimentação da economia e oferta de vagas de trabalho, além de melhorar a infraestrutura da cidade, facilitando a transição de áreas de estudo, saúde e esporte. Em sua visão, para uma Guaratuba melhor exige que seja dado um passo de cada vez, com segurança e experiência, o que permite enfrentar as demandas mais complexas.

O representante do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) complementou a exposição, afirmando que a ponte é uma integração municipal, estrutura importante para permitir a comunicação do litoral com as demais regiões e também para beneficiar o turismo e a mobilidade urbana.

Destaques: