O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), discutiu, na reunião semanal realizada nesta terça-feira (12/8), o mecanismo utilizado para controle da situação atual dos pedágios no Paraná.
A saudação inicial na reunião foi feita pelo presidente do Pró-Paraná, Marcos Domakoski. Na sequência do encontro, o palestrante e responsável pela exposição do tema, Homero Marchese, advogado, professor e atualmente consultor da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), foi apresentado pelo coordenador do Comitê, Luís Roberto Bruel.
No início de sua exposição, o convidado apresentou, de forma geral, a nova plataforma, desenvolvida com apoio da FIEP, chamada “Observatório dos pedágios”, cujo objetivo principal é fornecer um monitoramento sobre as concessões rodoviárias do Paraná.
Por meio do site, a população pode acessar informações sobre obras previstas e em andamento, prazos de conclusão, contratos existentes, datas de início das concessões, dentre outros dados sobre a situação rodoviária no estado.
O site, utilizado não apenas pela população geral, mas também pelas autoridades públicas, fornece um resumo, por meio de um mapa, em que são apresentadas as divisões dos 6 lotes, com as referidas empresas vencedoras das concessões, quilometragem de extensão e com um resumo individualizado de cada um.
Na sequência, o convidado ressaltou que a ferramenta permite ao usuário utilizar um mapa interativo em que constam todas as obras previstas em contratos, incluindo todos os lotes, possibilitando inclusive que ele personalize o conteúdo e os detalhes que deseja acessar.
Marchese, destacou, por fim, que o funcionamento da ferramenta é recente, estando em fase de divulgação, mas ressalta que a expectativa é que ela seja usada frequentemente pelos cidadãos paranaenses.