Em reunião semanal, Comitê de Infraestrutura recebe diretor-presidente do Ipardes

A reunião semanal do Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná (MPP) e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) recebeu, nesta terça-feira (16/5), o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Jorge Augusto Callado Afonso.

A abertura do encontro ficou a cargo dos presidentes do MPP, Marcos Domakoski, e do IEP, José Carlos Dias Lopes da Conceição.

Após saudação inicial, Domakoski relembrou que o Pró-Paraná integrou a comitiva do governo do estado na ida à Brasília, em 3 de maio, para a entrega do documento de delegação das rodovias estaduais para o governo federal, última etapa para a publicação do edital dos lotes 1 e 2 das concessões do pedágio no Paraná. Lopes da Conceição cumprimentou os participantes da reunião e destacou a importância do Ipardes para o cuidado efetivo de dados ao longo dos 50 anos da instituição.

Após breve introdução do convidado realizada pelo coordenador do comitê, Luís Roberto Bruel, Callado deu início a sua apresentação agradecendo as contribuições e parceria do Movimento Pró-Paraná ao longo dos anos e comentou sobre os objetivos do Ipardes em se tornar uma instituição mais próxima da sociedade e setores produtivos, buscando não exercer apenas o papel de órgão gerador de dados, mas também acompanhar de perto a elaboração e monitoramento de projetos.
Callado relembrou a história do instituto e destacou que, em 2021, o Ipardes passou a integrar os Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) do Paraná, o que ampliou o contato da entidade com a sociedade e o acesso aos recursos do estado destinados ao aprimoramento de projetos e equipamentos.

O diretor-presidente apontou ainda as finalidades do Ipardes, que objetiva a elaboração de pesquisas e instrumentos metodológicos com foco no desenvolvimento estadual sustentável e na gestão baseada em evidências. Além disso, a instituição busca realizar estudos socioeconômicos e socioambientais destinados a orientar a formação de políticas públicas.

O encontro foi encerrado após questionamentos e contribuições dos demais convidados da reunião.

Destaques: