Em reunião do Comitê de Infraestrutura, presidente da ABEMEC-PR apresenta panorama da engenharia mecânica

O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), discutiu, na reunião semanal realizada na terça-feira (7/10), a atuação da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos – Seção Paraná (ABEMEC-PR).

A abertura do encontro foi feita pelo diretor secretário do Pró-Paraná, Jaime Sunye Neto. Na sequência, o palestrante convidado foi apresentado por Horácio Guimarães.

Adler Machado, engenheiro mecânico, especialista em segurança do trabalho e presidente da ABEMEC-PR, expôs as principais frentes de atuação da entidade. Ele destacou o objetivo de apoiar associados que desejam empreender, auxiliando a superar desafios financeiros, como os altos custos que muitas vezes inviabilizam novos projetos.

O convidado também mencionou algumas das principais reuniões promovidas, cursos organizados e projetos desenvolvidos pela ABEMEC-PR, fundada em 2005 na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na sequência, Machado compartilhou dados sobre segurança no trabalho, destacando a média de quatro acidentes diários no setor e a relevância de buscar soluções para uma área que envolve altos riscos aos trabalhadores.

Ademais, ao abordar o panorama atual da profissão, o convidado chamou a atenção para outros dois desafios pertinentes: a migração de profissionais e a evasão de indústrias para a China.

Por fim, avaliou o futuro da engenharia mecânica, enfatizando a importância de que os profissionais se adaptem às novas especialidades e se mantenham atualizados para acompanhar a evolução do mercado e das novas tecnologias. Para isso, destacou o papel essencial de pesquisas voltadas a soluções inovadoras e eficientes.

Destaques: