O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) recebeu em sua reunião semanal, nesta terça-feira (31/05), João Arthur Mohr, que integra os quadros técnicos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). Mohr fez um balanço do andamento das principais pautas acompanhadas comitê, que é coordenado pelo engenheiro Luís Roberto Bruel.
Após as saudações do presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, e do presidente do IEP, Nelson Luiz Gomez, Mohr abriu sua apresentação abordando a infraestrutura rodoviária, o que incluiu a proposta para a nova concessão de estradas e a atenção necessária para as rodovias do litoral, juntamente com os lotes de concessões.
No campo ferroviário o destaque foi para o projeto da nova Ferroeste, com 1.304 km de extensão, ligando Maracaju (MS) a Paranaguá (PR), com um possível ramal saindo de Cascavel para Foz do Iguaçu. Mohr discorreu ainda sobre a Malha Sul, com alguns trechos trabalhados pela Rumo e pela Ferroeste, algumas linhas inativas e outras em estudo. O contrato, explicou, vence em 2027 e existe uma chance de antecipar a renovação.
No Porto de Paranaguá a atenção do comitê volta-se para os arrendamentos portuários, a construção de um terminal para cargas líquidas e outro para grãos e sólidos. De acordo com Mohr, o vencedores das licitações para essas obras farão um píer em F e outro em T. Ele apontou também importância da obra que permitirá centralizar a descarga em um único ponto.
No Aeroporto Afonso Pena, o destaque ficou para construção da nova pista. Mohr tratou ainda dos gasodutos, com um plano de expansão de uso envolvendo investimento de R$ 2,3 bilhões. Isso proporcionará um crescimento estimado de 136% de rede canalizada de distribuição e ainda a implantação de 1.1822 km de novos gasodutos. A estimativa é de crescimento de 108% no número de usuários e de 157% no total de municípios atendidos, alcançando uma área que responde por 70% do PIB do estado.