Comitê de infraestrutura discute ritmo de construção da Ponte de Guaratuba

Crédito da imagem: arte ilustrativa da ponte/Divulgação AEN O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) recebeu, em sua reunião semanal, nesta terça-feira (13/09), a engenheira Elaine Koutton, gerente de obras e serviços do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), acompanhada da diretora técnica Janice Soares e do engenheiro Roberto Abage, coordenador técnico do departamento. Após as saudações de praxe do presidente do MPP, Marcos Domakoski, e do presidente do IEP, Nelson Gomez, Elaine discorreu sobre o contrato da Ponte de Guaratuba, cuja ordem de serviço data de 15 de julho de 2021 e prevê um prazo de execução de aproximadamente 420 dias corridos, para realizar o Projeto Básico Simplificado e o EIA/RIMA, sendo realizado pela empresa Consórcio Maia Melo (Enescil). Elaine ressaltou que a obra da ponte de Guaratuba envolveu algumas tratativas com o Ministério Público. Além disso, foram realizados diversos estudos ambientais e de engenharia, organizados em seis volumes. Ela destacou que o EVETEA sugeriu algumas alternativas e a mais viável foi a TR-06, com quatro faixas de rolamento, vias de passeios e ciclovias em ambos os lados. A obra tem grande potencial para incentivar o setor turístico na região, além de facilitar a mobilidade urbana de toda a região, o que deve atrair investimentos para os municípios do litoral. O edital de licitação foi lançado em 1⁰ de julho deste ano, com vistas à contratação de uma empresa para elaboração do projeto básico e executivo e para a execução das obras de implantação da ponte de Guaratuba e de seus acessos, na PR-412.
Crédito da imagem: arte ilustrativa da ponte/Divulgação AEN

 

O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) recebeu, em sua reunião semanal, nesta terça-feira (13/09), a engenheira Elaine Koutton, gerente de obras e serviços do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), acompanhada da diretora técnica Janice Soares e do engenheiro Roberto Abage, coordenador técnico do departamento.

Após as saudações de praxe do presidente do MPP, Marcos Domakoski, e do presidente do IEP, Nelson Gomez, Elaine discorreu sobre o contrato da Ponte de Guaratuba, cuja ordem de serviço data de 15 de julho de 2021 e prevê um prazo de execução de aproximadamente 420 dias corridos, para realizar o Projeto Básico Simplificado e o EIA/RIMA, sendo realizado pela empresa Consórcio Maia Melo (Enescil).

Elaine ressaltou que a obra da ponte de Guaratuba envolveu algumas tratativas com o Ministério Público. Além disso, foram realizados diversos estudos ambientais e de engenharia, organizados em seis volumes.

Ela destacou que o EVETEA sugeriu algumas alternativas e a mais viável foi a TR-06, com quatro faixas de rolamento, vias de passeios e ciclovias em ambos os lados. A obra tem grande potencial para incentivar o setor turístico na região, além de facilitar a mobilidade urbana de toda a região, o que deve atrair investimentos para os municípios do litoral.

O edital de licitação foi lançado em 1⁰ de julho deste ano, com vistas à contratação de uma empresa para elaboração do projeto básico e executivo e para a execução das obras de implantação da ponte de Guaratuba e de seus acessos, na PR-412.

Destaques: