Comitê de Infraestrutura debate sobre o pedágio no Paraná

Reunião Comitê Pedágio

O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) recebeu, em sua reunião semanal, nesta terça-feira (28/03), Aldino Jorge Bueno (Gugu Bueno), deputado estadual e presidente da Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná.

Após as saudações de praxe do presidente do MPP, Marcos Domakoski, e do presidente do IEP, Nelson Gomez, o coordenador do comitê, Luís Roberto Bruel teceu alguns comentários iniciais e passou a palavra para o deputado, que discursou sobre o pedágio no Paraná

Gugu Bueno comentou que acompanha de perto o assunto, inclusive por ser de Cascavel, uma região que foi penalizada pelas altas tarifas de pedágio e principalmente pela falta das obras de infraestrutura. Essa temática é algo que ele tem discutido ativamente ao longo dos últimos anos, observando cada avanço e cada passo dado, a fim de desenvolver um processo amadurecido.

O deputado destacou que é vital tratar a questão da forma mais técnica possível, para evitar discussões políticas. Também ressaltou que houve avanços importantes, principalmente quando foi derrubada a outorga, e acredita que esse processo está chegando em sua etapa final, posto que o corpo técnico do governo federal está convicto de estar próximo do modelo ideal.

Bueno fez também um alerta. O volume de transporte nas estradas, apontou, está no limite, e não há como projetar o futuro das rodovias sem planejar a duplicação da BR-277, que é uma das principais artérias rodoviárias do estado. Em sua visão, o governo federal precisa ser ágil na tomada de decisão sobre a qual modelo de pedágio dará continuidade para que a espera não afete ainda mais o desenvolvimento da infraestrutura do Paraná.

O presidente do Pró-Paraná ressaltou a urgência que deve ser dada ao assunto relacionado ao pedágio pelos entes envolvidos e reiterou o apoio do deputado para a elaboração de um estudo ambiental para as obras do contorno da baía de Guaratuba, ainda dentro do orçamento de 2023.

Destaques: