Comitê de Infraestrutura debate sobre ações de telecomunicações e conectividade no Paraná

O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná (MPP) e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) recebeu, em sua reunião semanal, nesta terça-feira (11/04), o coordenador da Câmara Técnica de Telecomunicações e Conectividade do IEP, Joacir José Bonatto, que discursou sobre as telecomunicações para o Paraná em 2023.

Em sua saudação inicial, o presidente do MPP, Marcos Domakoski, passou um panorama sobre as atualizações no cenário da concessão dos pedágios aos presentes e passou a palavra ao presidente do IEP, Nelson Gomez, que, por sua vez, comentou sobre as eleições no instituto e o andamento da desestatização da Companhia Paranaense de Energia (Copel).

O coordenador do comitê, Luís Roberto Bruel, deu uma introdução do tema central do encontro e direcionou a palavra ao palestrante. Ao longo da apresentação, Bonatto apontou como está a situação atual das telecomunicações no estado e quais as prioridades da Câmara Técnica para este ano, apresentando um panorama geral do Paraná a partir de dados como crescimento populacional e movimento migratório no Paraná.

A partir disso, Bonatto destacou que uma das ações de alta prioridade da Câmara é a melhoria das telecomunicações na educação básica, fundamental e secundária, a partir de programas já existentes. Contudo, afirmou que estes programas acabam não sendo de total eficiência na implementação de uma melhor conectividade nas escolas, isto por conta de uma desatualização do sistema do programa ou então de uma alta burocracia para o acesso de orçamento para aplicação.

Outro ponto apresentado foi a alta prioridade na conectividade no sistema de educação superior, que busca o acesso à tecnologias avançadas de pesquisa e colaboração entre pesquisadores e acadêmicos em todo o mundo. Além disso, a Câmara busca promover um convênio entre as universidades e as indústrias, buscando um melhor desenvolvimento na área de comunicação e informática.

Bonatto entrou então no tema da Indústria 4.0 e a implementação da tecnologia 5G, comentando sobre os benefícios desta nova conectividade para as indústrias de diversas áreas a partir do uso da inteligência artificial e de melhorias no sistema de logística, manutenção e segurança.

O palestrante destacou então que a implementação da tecnologia 5G no Paraná ainda está muito atrasada em relação a outros estados, demonstrando a necessidade de ações do governo e das instituições de comunicação para agilizar o processo. Tendo isso em vista, foram elaboradas propostas, simulações e planos de governo, os quais já foram apresentados às autoridades necessárias, para auxiliar no andamento das ações necessárias para uma ágil solução.

Destaques: