Comitê de Infraestrutura debate pleitos direcionados à Arteris sobre trechos paranaenses da BR

O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) discutiu, em reunião semanal realizada nesta terça-feira (15/10), os pleitos a serem apresentados à Arteris S.A. em relação aos trechos paranaenses das BRs 376 e 116, respectivamente Arteris Litoral Sul e Arteris Planalto Sul.

Para discutir o tema, esteve presente o superintendente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), João Arthur Mohr. A saudação inicial ficou a cargo do vice-presidente do Pró-Paraná Mário Pereira e do presidente do IEP, José Carlos Dias Lopes da Conceição.

Após breve apresentação dos convidados realizada pelo coordenador do Comitê, Luís Roberto Bruel, Mohr deu início a sua fala dando um histórico das otimizações contratuais de concessões da Arteris, assinados em 2008 e válidos até 2033. De acordo com o superintendente, a otimização conta com a inserção de novas obras, de aumento de tarifas e de ampliação de prazos, além disso o prazo seria atualizado para fim em 2048.

Mohr explicou ainda as principais mudanças que afetariam o Contorno Norte de Curitiba, otimizando as rodovias e apresentando pequenos impactos no modelo já existente. No pleito a ser apresentado, no que diz respeito à Rodovia Régis Bittencourt, as propostas abrangem a primeira fase do Contorno Norte de Curitiba, o Projeto Executivo da Complementação do Contorno Norte, com conexão com o Contorno Leste; a correção de traçado da Curva da Cigana e a inclusão de faixas adicionais em determinados trechos.

Em relação ao trecho Litoral Sul, o grupo mapeou a quilometragem da rodovia de Curitiba até a divisa dos estados do Paraná e Santa Catarina. Com tal estudo feito, o pleito procura a inclusão de faixas adicionais em toda a extensão do Contorno Leste de Curitiba, entre o Contorno Sul e a BR-277; além disso, foram listados ainda a correção de traçado na Curva da Santa e a elaboração de um Projeto Executivo de uma nova descida da Serra do Mar, com a utilização de túneis e viadutos.

Ao final do encontro, o grupo debateu as alterações no edital dos Lotes 3 e 6 dos pedágios Em seguida, o espaço foi aberto para contribuições e questionamentos dos demais participantes.

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