O planejamento energético do Paraná e os projetos da Superintendência Geral de Gestão Energética (SUPEN) foram temas de debate da reunião semanal do Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) realizada nesta terça-feira (19/8).
A saudação inicial foi conduzida pelo vice-presidente do Pró-Paraná Mário Pereira. Em seguida, o coordenador do Comitê, Luís Roberto Bruel, apresentou o palestrante Sandro Nelson Vieira, superintendente geral de gestão energética do estado do Paraná (SUPEN). Na ocasião, Bruel relembrou o período em que foram implantadas energias alternativas pela Copel, ressaltando que a superintendência, criada no atual governo estadual, dá continuidade a esse antigo projeto.
Vieira deu início à sua exposição destacando que, entre os objetivos da SUPEN, está a garantia de um futuro energético sustentável e acessível para o estado, com ênfase no uso eficiente da energia, no incentivo a fontes renováveis e na inovação no setor energético.
Ainda, ao tratar das atribuições da superintendência, enfatizou a formulação e implementação de políticas energéticas estaduais; a gestão da demanda de energia; o fomento a fontes renováveis; a administração de recursos energéticos; o estímulo à inovação; a promoção de parcerias estratégicas e a consolidação de uma governança energética.
Sobre os projetos futuros, mencionou o Plano Estadual de Segurança Energética; o plano de descarbonização da economia paranaense e o estudo de viabilidade para construção de redes de gás para municípios de baixo IDH.
Na sequência, Thiago Olinda, da Coordenação de Gás, Biocombustíveis e Hidrogênio, apresentou aos presentes, de forma geral, os projetos atuais da SUPEN, com destaque para a atuação conjunta com a Compagás e Agepar, voltada ao gás natural, e a atuação junto à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na Frente Parlamentar do Hidrogênio Renovável.
Por fim, o coordenador de Inovação e Infraestrutura, Zeno Nadal, abordou pontos relevantes sobre as usinas reversíveis, a demanda energética dos data centers, o armazenamento de energia e a mobilidade sustentável.