Na reunião semanal do Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), realizada nesta terça-feira (25/3), foram debatidas as perspectivas da agropecuária no Brasil para o ano de 2025.
O professor Eugênio Stefanelo, doutor em Engenharia de Produção, mestre em Economia Rural e engenheiro agrônomo, esteve presente para expor o tema aos participantes. A saudação inicial na reunião foi feita pelo vice-presidente do Pró-Paraná, Mário Pereira.
Seguindo o encontro, o coordenador do Comitê Luís Roberto Bruel realizou uma breve apresentação do convidado Eugênio Stefanelo, que deu início à sua fala com uma contextualização geral do cenário agrícola e pecuário no Brasil, indicando, principalmente, o aumento da produção de grãos no país ao longo do último ano.
Na sequência, Stefanelo apresentou uma previsão da produção dos principais itens da agropecuária neste ano, indicando aumento na produtividade das carnes de frango, porco e peixe, além de um crescimento nos números de ovos, leite e biodiesel.
Seguindo com as previsões, agora referentes ao PIB e ao Setor Primário, o professor convidado apresentou os números levantados pelo Banco Central, os quais indicam um crescimento de 4% neste, e 2,1% naquele para 2025.
Dando continuidade, na projeção de produção do agronegócio e da pecuária para a próxima década, segundo dados do Ministério da Agricultura, a grande maioria dos produtos deve apresentar um crescimento, com exceção apenas da mandioca e do tabaco. Para Stefanelo, essa previsão positiva se deve à ampla disponibilidade de terras para plantação no Brasil sem comprometer os principais biomas, à incorporação de tecnologia, à diversidade climática do país e à alta disponibilidade de água.
Por fim, em sua fala, o convidado reforçou que ainda existem algumas preocupações quanto ao futuro, sendo a principal delas a falta de recursos para pesquisas.