A EPR Litoral Pioneiro apresentou um balanço do primeiro ano de concessão e de perspectivas futuras na reunião semanal realizada nesta terça-feira (11/03), pelo Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).
Para apresentar o tema, esteve presente Marcos Moreira, Diretor Presidente da EPR Litoral Pioneiro, responsável pela saudação inicial na reunião. Na sequência, os presidentes do Pró-Paraná, Marcos Domakoski, e do IEP, José Carlos da Conceição, cumprimentaram os participantes do encontro e ressaltaram a importância do trabalho realizado no estado pela EPR ao longo do último ano.
Na sequência do encontro, após uma breve apresentação do convidado realizada pelo coordenador do Comitê Luís Roberto Bruel, Marcos Moreira abordou os principais desafios enfrentados no primeiro ano de atuação da EPR, como o estado geral dos trechos concedidos, a retomada dos serviços, a reconstrução da imagem desgastada do programa anterior e a greve do IBAMA. Moreira ainda trouxe alguns avanços alcançados, com destaque para a redução dos acidentes, licenciamentos ambientais em dia e adoção da licença social, construída através de um ambiente de diálogo.
O diretor de Engenharia da EPT, Jean Zolett, apresentou também o planejamento ano a ano de entregas, trazendo alguns objetivos já cumpridos no decorrer dos primeiros 12 meses de trabalho, como a implementação de placas e sinalizações, resíduos coletados, estruturas recuperadas e R$500 milhões investidos no período.
Ainda, em nome da EPR Litoral Pioneiro, Fernando Milléo e Cássia Padilha expuseram aos presentes, respectivamente, questões referentes à área de operações – com números do primeiro ano – e de licenciamento ambiental junto ao IBAMA e ao IAT.