Agronegócio é tema de reunião no Comitê de Infraestrutura

Norberto Ortigara, Secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, foi o convidado desta terça-feira (24/05) no Comitê de Infraestrutura, composto pelo Movimento Pró-Paraná (MPP) e pelo Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).

Após as saudações do presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, e de Paulo Peterlini, presidente interino do IEP, Ortigara abriu sua apresentação ressaltando que o agronegócio fonte primária de oportunidades no Paraná e que 50% do PIB do estado vem do setor.

O secretário destacou que o Paraná é o estado com a produção mais diversificada do Brasil, por contar com zonas climátivas favoráveis a uma gama variada de produtos. A agricultura, pontuou ele, oferece altos resultados em 107 municípios do estado.

O Paraná é o segundo polo de produção de grãos, com destaque na participação de soja e milho; um dos maiores exportadores de carne, sendo o principal produtor de frango (setor que cresce 5% ao ano e encontra mercado em 105 países) e também tem alta relevância na produção de suínos, em segundo lugar no ranking nacional. O setor de peixes, frisou, cresce 15% ao ano.

Ainda de acordo com os dados apresentados pelo secretário, o Paraná é o segundo polo produtor nacional de leite, com 4 bilhões de litros por ano, e um grande responsável pela produção de cevada, açúcar, etanol, amido, feijão, batata, horticultura e frutas, com destaque em produtos orgânicos.

Ortigara também mencionou a boa capacidade nacional para a produção de biomassa, destacando que o Brasil tem relevância em 40 cadeias de produção de fibra.

Foram também citados alguns projetos como o da Frimesa — que está ultimando a construção do maior frigorifico do mundo, para abater 15 mil suínos ao dia — e o da Coopavel. O secretário lembrou também que o Paraná tem a melhor e mais organizada cadeia madeireira do Brasil, gerando US$ 3 bilhões/ano, e também se destaca no setor de tabaco, que arrecada US$ 15 bilhões/ano.

Ao encerrar sua apresentação, o secretário sublinhou que a infraestrutura é fundamental para a agricultura, sendo o porto de Paranaguá eficiente para alavancar o setor. Contudo, novos investimentos são importantes para que a cadeia do agronegócio de desenvolva e avance em competitividade.

Destaques: