À RPC, presidente do MPP fala sobre comissão do Fundo Sul no Congresso

Em entrevista à RPC na segunda-feira (20/10), o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, falou sobre a comissão do Fundo Sul, atualmente em discussão no Congresso. A agenda em torno do tema inclui a ida de Domakoski a Brasília na quarta-feira (22), onde acompanhará a instalação da comissão da Câmara Federal que tratará da pauta.

A PEC 27/2023, de autoria do deputado federal Toninho Wandscheer, propõe a criação de fundos ao Sul e ao Sudeste, nos mesmos moldes já existentes nas demais regiões do país, voltados ao desenvolvimento de locais com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). 

No Paraná, 80 municípios enfrentam dificuldades no acesso à saúde, educação e saneamento básico. Além disso, registram altos índices de desemprego, moradias precárias, violência e desigualdade social.

Para o presidente do Pró-Paraná, os recursos do Fundo Sul devem ampliar os investimentos nas regiões mais vulneráveis. “Hoje já existem incentivos  fiscais do Governo do Estado para tentar desenvolver economicamente esses municípios de menor IDH, mas esses recursos oriundos do Fundo Sul-Sudeste vão potencializar essa iniciativa, qualificando mão de obra, estabelecendo uma agência local, identificando vocação e potencialidades no município, incentivando e estimulando as parcerias público-privadas”, explica Domakoski.

Destaques: