O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), discutiu, na reunião semanal realizada na terça-feira (11/11), a 3ª revisão do Plano Diretor da cidade de Curitiba.
A abertura do encontro foi feita pelo presidente do Pró-Paraná, Marcos Domakoski. Na sequência, o palestrante Thomaz Ramalho, diretor de planejamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), foi apresentado pelo coordenador do Comitê, Luís Roberto Bruel.
No início da apresentação, Ramalho apresentou os princípios do processo de revisão do Plano, sendo eles: visão a longo prazo; função socioambiental da cidade; nova economia urbana; gestão democrática e governança intersetorial; financiamento sustentável do desenvolvimento urbano, entre outros.
Na sequência, abordou os desafios preliminares e seu processo de validação. O convidado destacou como alguns dos pontos desafiadores a adaptação da cidade às novas dinâmicas demográficas; promoção de espaços públicos acessíveis e seguros; fomento à governança participativa; e a redução da desigualdade.
Ademais, destacou que para o desenvolvimento de um Plano Diretor adequado às necessidades da cidade, foi necessário realizar um amplo estudo a respeito dos aspectos demográficos e da dinâmica urbana de Curitiba, compreendendo a necessidade de abranger todas as pautas e incluir todos os locais nas ações. Dessa forma, o processo aconteceu de forma participativa, com desafios e oficinas comunitárias, seminários explicativos, audiências públicas e disponibilização de canais digitais e físicos para a população.
Sobre as ideias de projetos a serem desenvolvidos pelos próximos 25 anos, o convidado apresentou a “Oficina Colaborativa Visão 2050”, voltada para a construção coletiva de uma visão compartilhada de desenvolvimento sustentável para 2050. A oficina, que acontece entre os dias 13 e 17 de novembro, terá atividades de capacitação em planejamento estratégico, nas principais agendas globais e políticas nacionais e estaduais relevantes para o planejamento da cidade.



