Governador Ratinho Junior recebe troféu Guerreiro do Paraná do Movimento Pró-Paraná

O Movimento Pró-Paraná (MPP) homenageou o governador Carlos Massa Ratinho Júnior com o troféu “Guerreiro do Paraná” na noite de segunda-feira (3/11), durante cerimônia que também marcou a posse da nova diretoria da entidade para o biênio 2025/2027. A solenidade foi realizada no Buffet du Batel, em Curitiba, sob a condução do presidente Marcos Domakoski, que foi reconduzido ao cargo.

A honraria reconhece a contribuição do governador para o desenvolvimento do Estado e sua atuação em projetos estruturantes que impulsionam o crescimento econômico e social do Paraná. Além do troféu, também foi entregue ao governador uma placa comemorativa como forma de reconhecimento.

A solenidade de posse e entrega do troféu foi viabilizada graças ao apoio de seus patrocinadores: BTG Pactual, Companhia Paranaense de Energia (COPEL), Grupo EPR, ACCIONA Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Grupo Fertipar, Grupo Risotolândia, Harbor Operadora Portuária e Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR).



Reconhecimento

Durante a cerimônia, o presidente Marcos Domakoski destacou que o troféu Guerreiro do Paraná simboliza o reconhecimento da sociedade civil às lideranças que, com espírito público e visão de futuro, colaboram para o progresso do Estado. Ele afirmou que o Movimento Pró-Paraná homenageia um homem público que tem conduzido o Paraná por um caminho de profunda transformação.

Segundo Domakoski, sob a liderança de Ratinho Júnior, o Estado vive um ciclo de desenvolvimento inédito em sua história recente, refletido em estradas reconstruídas, avanços em educação e oportunidades ampliadas. Ele ressaltou ainda o avanço expressivo no saneamento básico, que deve levar o Paraná a atingir a meta de cobertura antes do prazo estabelecido pelo Marco Legal do Saneamento, de 2033. “Com este troféu, o Movimento Pró-Paraná não apenas presta uma homenagem, mas renova a confiança na estrutura do nosso Estado”, afirmou o presidente.

Ao agradecer a distinção, Ratinho Júnior destacou a importância do trabalho conjunto entre o poder público e a sociedade civil para que o Paraná continue avançando com equilíbrio, inovação e desenvolvimento sustentável. “Quero agradecer por me darem a oportunidade de trabalhar com os senhores e senhoras para construir esse Paraná que tanto amamos”, disse o governador.

Ratinho ressaltou ainda que o Estado vive um momento de prosperidade, refletido em conquistas recentes como a nota máxima na classificação de crédito da Fitch Ratings: AAA, o anúncio do voo direto entre Curitiba e Lisboa e a chegada de uma nova montadora de carros elétricos ao Paraná. “Chegamos a um ponto em que o Paraná tem o melhor caixa do país”, afirmou, reforçando que o apoio de entidades da sociedade civil é essencial nesse processo. “O Movimento Pró-Paraná nos dá sustentação ética e apoio moral em grandes pautas, como a ponte de Guaratuba, talvez o maior projeto do Estado”, completou.

Durante a solenidade, Domakoski também reafirmou o compromisso do Pró-Paraná com o diálogo institucional e com a promoção de iniciativas que reforcem a integração regional, a competitividade e a qualidade de vida dos paranaenses.

Troféu Guerreiro do Paraná

Criado em 2001, o troféu Guerreiro do Paraná é concedido a personalidades que se destacam por sua contribuição relevante à sociedade paranaense. A peça, uma escultura em bronze com base em mármore, representa o mapa do Estado e foi criada pelo artista plástico Luiz F. Gagliastri, de Quatro Barras.

O primeiro agraciado foi Fernando Fontana, então presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em 2001. Antes do governador Ratinho Júnior, o último homenageado havia sido Wilson Bley Lipski, presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), em 2023.

Apoio institucional

O Movimento Pró-Paraná conta com o apoio de instituições que compartilham de seus valores e objetivos, fortalecendo a atuação conjunta em prol do desenvolvimento do Estado: Associação Comercial do Paraná (ACP), Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP), Anderson Fumagalli Administração e Participações, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Casas Kurten, Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE-PR), Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Companhia Paranaense de Energia (COPEL), Companhia Paranaense de Gás (Compagas), EPR Litoral Pioneiro, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Folha do Litoral, Fundação do Asseio e Conservação do Paraná (Facop), Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM), Grupo Risotolândia, Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), Loja ARLS, Maralto, OAB Paraná, Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), Rotary Club de Curitiba, Rumo Logística, Serra Verde Express, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Paraná (Seac-PR), Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe), Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon-PR), Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Paraná (Sicepot-PR), Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (Sindipar) e Via Araucária.


Destaques: