Os recentes projetos portuários da indústria de óleo Coamo foram apresentados na reunião semanal do Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) realizada na terça-feira (21/10).
O palestrante e responsável pela exposição do tema foi Airton Galinari, presidente da Coamo. A saudação inicial da reunião foi feita pelo presidente do Pró-Paraná, Marcos Domakoski, seguida pela apresentação do convidado feita por Horácio Guimarães.
Galinari iniciou a exposição apresentando a indústria de óleo da Coamo localizada no Porto de Paranaguá, onde a empresa está realizando investimentos em atualizações, obras e planejamentos estratégicos para os próximos anos. Para 2028, estão previstas ampliações, incluindo a instalação de uma indústria de biodiesel, já com licenciamento ambiental em andamento e projeto definido, além da construção de novos armazéns, entre eles um destinado a farelos.
Com a modernização da indústria, a Coamo projeta um investimento próximo a R$1 bilhão em Paranaguá, reforçando a importância do Porto de Paranaguá no projeto de regionalização das operações portuárias da empresa. Para que esse crescimento seja eficiente, o convidado explicou que a logística deve funcionar plenamente com intermodalidade, incluindo também os transportes rodoviário e ferroviário no estado.
Sobre a indústria do Porto de Itapoá, Galinari explicou que a Coamo prepara-se para realizar o investimento na região, com o planejamento de um Terminal de Uso Privado (TUP). O terminal, onde a empresa possui 400 metros de frente para o mar, será utilizado para movimentação de grãos, fertilizantes, combustíveis e GLP, reforçando a estratégia de regionalização portuária e integração entre os diferentes transportes.
Com o apoio esperado dos governos do Paraná e de Santa Catarina, a implementação do investimento avançará, tornando a logística multimodal uma alternativa viável na prática.



