Pró-Paraná recebe secretário do Planejamento em reunião no CIEE

A educação voltada para o mercado de trabalho traz soluções necessárias nos campos de inovação, criatividade e agilidade — algo que está no DNA do Movimento Pró-Paraná (MPP), que busca auxiliar em pautas estruturantes do estado, rumo ao desenvolvimento pleno e continuado em todas as áreas. O tema foi debatido em reunião no CIEE/PR na noite de quarta-feira (16/7).

O secretário de Planejamento do Estado do Paraná, Ulisses Maia, foi o convidado do encontro, para o qual trouxe dados pertinentes ao desenvolvimento humano em todas as regiões do Paraná. Natural de Maringá, onde foi vereador e prefeito, Maia priorizou em sua fala o programa Rota do Progresso, para o qual destacou a importância dos direcionamentos e conselhos de peso do MPP. “Essa política pública, que antecipa créditos de ICMS para empresas investirem nesses locais, demonstra como planejamento e ação efetiva podem caminhar juntos para transformar realidades”, enfatizou Marcos Domakoski, presidente do MPP, ao apresentar o convidado.

Também na abertura da reunião, o presidente do CIEE/PR, Antoninho Caron, lembrou dos 8 mil aprendizes em processo de treinamento, num programa que leva de 18 a 24 meses. “Além de todo o conhecimento transmitido, insistimos nas palavras mágicas – bom dia, boa tarde, por favor e obrigado”, revelou, acrescentando que o novo estatuto do menor aprendiz, de grande interesse para o setor produtivo, havia acabado de ser votado.

Investimentos

Maia frisou importância da atuação de entidades civis como o Pró-Paraná, citando também o exemplo do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), que busca a defesa dos interesses da cidade.

Quanto à Rota do Progresso apontou que os investimentos somam R$ 2,5 bilhões em infraestrutura agropecuária, bolsas de estudos em tecnologia da informação (Talento Tech), entre outros, com foco nos municípios de menor índice de desenvolvimento. Maia enfatizou o salto do PIB do Paraná de 63% em seis anos, destacando que cresceu três vezes mais que a média nacional. Ele também citou que o estado alcançou o 1º lugar no Ideb nacional, índice que mede a qualidade do ensino.

O convidado também comentou que a secretaria de Planejamento coordena todas as parcerias do Paraná, a exemplo da criação do Centro de Convenções de Curitiba, no antigo estádio Pinheirão; também o Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, próximo ao aeroporto e novo Museu Georges Pompidou; e o Parque Pedreira do Atuba, entre Curitiba e Colombo.

Infraestrutura

O encontro ocorreu em clima de celebração pelos bons resultados em causas às quais o MPP tem dedicado atenção. O governador Ratinho Júnior enviou mensagem em áudio ao presidente Domakoski agradecendo o esforço que culminou na reversão, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), da decisão que mantinha suspenso o projeto para as obras da faixa de infraestrutura no litoral do Paraná. Considerado como uma das prioridades para o governo estadual, o projeto da faixa de infraestrutura contempla uma nova rodovia paralela para desafogar o tráfego na PR-412, em Pontal do Paraná, e um canal de macrodrenagem que promete dar conta do problema crônico de alagamentos na região, além de conter a ocupação desordenada.

“O desenvolvimento regional é um tema que demanda grande empenho e atenção permanente”, lembrou o presidente Marcos Domakoski. “No Pró-Paraná, o caminho aberto para o diálogo tem sido sempre elemento-chave para encontrar boas soluções para o nosso estado. São inúmeros os executivos do governo a quem temos de agradecer por essa permanente disposição para o diálogo. Como é gratificante contar com secretários como Ulisses Maia, que hoje nos dá a honra de sua presença. Secretários que entendem e cumprem com excelência seus papéis de gestores públicos.”

Infância em foco

O coordenador do Conselho de Integração de Território e Região Sul do MPP, Domingos Tarço Murta Ramalho, organizou o momento de debate, para o qual contribuíram primeiramente os ex-governadores Orlando Pessuti, que enfatizou a colaboração do MPP com os programas de desenvolvimento da região Sul, e Mário Pereira, que destacou a importância da educação infantil como primeiro contato com o aprendizado formal.

O ex-ministro da Saúde Luiz Borges da Silveira lembrou de momentos memoráveis de ação coordenada pelo MPP para o desenvolvimento do estado. “O Paraná deixou de ser só Curitiba e foi ampliado para todas as regiões.”

O pediatra e ex-ministro da Saúde Alceni Guerra lembrou que “a grande arma que secretários têm nas mãos é fazer a criança sonhar”, pois o resgate da autoestima é fundamental na primeira infância. Ele lembrou ainda da necessária continuidade em projetos públicos, sem partidarismos.

Serra Verde

No evento foi também assinado o termo de parceria com a Serra Verde, que passa a ser mantenedora do Movimento Pró-Paraná. O executivo Adonai Arruda, da Serra Verde, destacou a importância do trabalho integrado entre setores público e produtivo.

Destaques: