Trabalho da FAEP é apresentado em reunião do Comitê de infraestrutura

Na reunião semanal do Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), realizada na terça-feira (24/6), foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP).

Esta semana, a saudação inicial da reunião foi feita pelo vice-presidente do Pró-Paraná Mário Pereira, e por Nelson Gomez, presidente do IEP.

Nilson Hanke, consultor da (FAEP), esteve presente para expor o tema aos participantes. A apresentação do convidado foi realizada por Horácio Guimarães nesta reunião.

Com o objetivo de apresentar as frentes de atuação da FAEP, Hanke explicou alguns projetos em que a instituição está diretamente envolvida.

O primeiro deles, chamado Consecana, consiste em um conselho que tem por objetivo divulgar valores de referência para a remuneração da cana-de-açúcar no estado. O Conseleite, por sua vez, é uma associação civil regida por estatuto e regulamento próprios, que reúne produtores rurais de leite no Paraná e indústrias de laticínios que processam a matéria prima, com o objetivo de buscar soluções para problemas comuns no setor lácteo.

O convidado ainda mencionou os CADECs (comissões de frango, suínos e tabaco); a conectividade rural, cujo objetivo era garantir que o produtor rural e sua família tivessem acesso à internet e telefonia em sua moradia; o programa de formação de lideranças rurais, através da realização de eventos congregando produtores para o desenvolvimento de técnicas de aperfeiçoamento; o plano safra anual; e a atuação de comissões técnicas especializadas.

Na sequência, o especialista apresentou a solução proposta pela FAEP, através da aprovação de uma lei, para o problema de máquinas agrícolas trafegando em rodovias no estado. Com a atuação da entidade, atualmente o produtor pode transitar com suas máquinas, desde que cumpra as determinações legais.

Acerca da sustentabilidade, Hanke destacou o programa “Movido pelo Agro” desenvolvido com o objetivo de incentivar o uso do etanol, que reduz em 89% a emissão dos gases do efeito estufa e melhora o desempenho do motor de automóveis.

Por fim, o especialista destacou um dos importantes trabalhos desenvolvidos pela FAEP, através do SENAR, com o fornecimento de serviços gratuitos focados na geração de renda, melhoria da produção e gestão rural de forma educativa.

Destaques: