Em reunião semanal, Comitê de Infraestrutura discute o planejamento urbano de Curitiba e RMC

O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP) recebeu, nesta terça-feira (13/8), o diretor da empresa de consultoria em planejamento urbano Urbtec, Gustavo Taniguchi, para comentar sobre o planejamento viário de Curitiba e Região Metropolitana (RMC). 

Após abertura do encontro realizada pelo presidente do Pró-Paraná, Marcos Domakoski, o currículo do convidado foi apresentado pelo coordenador do Comitê, Luís Roberto Bruel.

Taniguchi deu início a sua apresentação falando brevemente sobre a atuação da Urbtec, destacando seu trabalho internacional, e pontuando os principais planos em execução. 

O diretor apontou ainda a importância da mobilidade, afirmando que a promoção do acesso a todos os usos da cidade e a fácil transferência de cargas e pessoas é uma prioridade no plano. No que diz respeito ao transporte de pessoas e cargas, Taniguchi destaca que os modos não motorizados estão acima dos automotores no foco de investimento.

Após apresentação dos diversos modelos de zoneamento urbano que Curitiba e RMC tiveram ao longo dos anos, o diretor comentou a situação dos planos de mobilidade urbana destas áreas, pontuando que Curitiba, Pinhais e Piraquara já contam com um plano aprovado, mas cidades como São José dos Pinhais, Colombo e Campo Largo ainda estão elaborando. Ainda neste mesmo campo, Taniguchi destaca que as cidades de Rio Negro e Rio Branco do Sul estão com o mesmo plano de mobilidade há 10 anos, enquanto os municípios de Adrianópolis, Turra do Paraná e Cerro Azul não contam com um plano.

Taniguchi comentou então sobre as vias com potencial para implementação de corredores, dando destaque às BRs 277, 376 e 116; além das PRs 415, 90 e 92. O diretor explicou os métodos para escolhas das rodovias, que levam em consideração a quantidade e o intervalo de linhas, a saturação das vias e a densidade populacional da região.

Ao final do encontro, o espaço foi aberto para contribuições e questionamentos dos demais participantes.

Destaques: