Missão técnica do governo do Paraná à Polônia contou com a participação do presidente do MPP

O presidente do Movimento Pró-Paraná (MPP), Marcos Domakoski, integrou a comitiva liderada pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, em missão técnica à Polônia. O grupo viajou para Katowice, capital da província da Silésia, que recebe anualmente o Congresso Europeu Econômico (CEE), maior evento de negócios da Europa Central.

O Paraná foi convidado pelo Governo da Silésia, com quem mantém uma parceria, porque é referência em crescimento econômico sustentável – em 2023, o Paraná foi o estado que mais cresceu no Brasil, com aumento de 7,8% em relação ao ano anterior, segundo dados do Banco Central.

A delegação paranaense participou do painel que discutiu as perspectivas de desenvolvimento de uma cooperação econômica entre Polônia e Brasil. Além disso, a comitiva esteve na Agência de Desenvolvimento Regional de Bielsko-Biala, que busca elevar a competitividade das micro, pequenas e médias empresas da região.

Marcos Domakoski foi reconhecido pelas autoridades polonesas como um importante interlocutor da comunidade aqui no Brasil, por isso, foi convidado também a proferir algumas palavras.

“Na combinação das belezas da Polônia, com o desejo estratégico do Governador Ratinho, de incrementar o turismo, e vem fazendo isso com imensa determinação, vejo um ponto de sinergia extraordinário, resultado desse entendimento entre os governadores”, pronunciou Domakoski, muito saudado pelo grupo.

A comitiva aproveitou sua ida à Polônia para conhecer a Cracóvia, no sul do país, inclusive o campo de extermínio de Auschwitz. Para o presidente do Pró-Paraná, a visita traz um sentimento desolador: “Estar no complexo de Auschwitz-Birkenau é relembrar do extermínio do Holocausto e ser convidado a refletir sobre os trágicos efeitos que o preconceito o antissemitismo podem produzir. Não queremos reviver essa passagem tão nociva da história. Ao contrário, pessoalmente e também em nome do MPP, aproveito para manifestar minha solidariedade às famílias de poloneses lá sacrificados e à comunidade judaica, que tanto contribui para a grandeza do nosso Paraná.”

Confira aqui o relatório da missão técnica.

Destaques: