Movimento Pró-Paraná integra campanha pelo Rio Grande do Sul

O Movimento Pró-Paraná integra a campanha “SOS Rio Grande do Sul”, promovida pelo Governo do Paraná, que busca ajudar a população atingida pelas enchentes no estado gaúcho. A mobilização está recebendo doações de água, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza e doações em dinheiro.

É possível realizar uma doação em dinheiro pelo pix, com a chave CNPJ 92.958.800/0001-38, destinada a uma conta no banco Banrisul. As doações serão recebidas até quarta-feira (8/5) e os postos de coleta estão localizados nos Corpos de Bombeiros Militares e nas Brigadas Comunitárias em todo o Paraná. Para doações de grande porte, é recomendado que sejam feitas entregas no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual.

Ação MPP

Representado pela conselheira Márcia Schier e pela empresária Silvia Lenz Cesar, o Pró-Paraná participou da reunião convocada no dia 3 de maio pela primeira-dama do estado, Luciana Saito Massa, para discutir a ajuda emergencial às vítimas no Rio Grande do Sul.

“O estado vizinho está sofrendo uma calamidade e temos que nos mobilizar para angariar essas contribuições. Eles estão sem água, luz ou combustível. Temos que olhar para o lado e nos sensibilizarmos com essa situação. Por menor que seja a doação, já é algo de extrema importância para aqueles que perderam tanto”, destaca Silvia.

Nesta segunda-feira (6/5), Márcia e o também conselheiro Heroldes Bahr Neto se reuniram com o coordenador estadual da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Schunig, para tratar da ação.

Além do Pró-Paraná, outras entidades estão se mobilizando para a arrecadação de suprimentos, entre as quais a OAB Paraná e a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar).

Mobilização

A ajuda dos paranaenses à população afetada pelos desastres climáticos no Rio Grande do Sul acontece em várias frentes. Na quarta-feira (1º), uma equipe de 32 integrantes do Corpo de Bombeiros do Paraná foi enviada para ajudar nos resgates às vítimas ilhadas pelas enchentes. Uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas também foi mobilizada para auxiliar nesse trabalho.

Ao todo, 15 caminhões partem de Curitiba, Londrina, Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon e Loanda com os donativos durante esta segunda-feira (6).

Além de um caminhão carregado de colchões e kits dormitórios e outro com água, uma carreta leva exclusivamente cerca de 30 toneladas de telhas, que vão ajudar na reconstrução das casas destruídas pelas tempestades nas regiões mais críticas do Rio Grande do Sul. Os outros 12 caminhões, com cerca de 160 toneladas no total, levam itens diversos, entre alimentos, produtos de limpeza e itens de higiene.

Destaques: