Em reunião híbrida, Comitê de Infraestrutura recebe secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná

FOTO: Rodrigo Leal Félix / Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística

O Comitê de Infraestrutura do Movimento Pró-Paraná e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), recebeu nesta terça-feira (10/10) o Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. Nesta semana, a reunião foi realizada no formato híbrido, presencial e online, e sediada pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar)

Durante a abertura do encontro, o presidente do Movimento Pró-Paraná, Marcos Domakoski, destacou que o encontro é um marco para a sociedade civil e exaltou a proximidade desta junto ao Governo do Paraná. O presidente do IEP, José Carlos Dias Lopes da Conceição, saudou os presentes e afirmou a importância do trabalho conjunto entre as entidades presentes.

O secretário deu início à sua apresentação comentando sobre as tempestades que atingiram o Paraná durante a última semana, na qual mais de 9 municípios decretaram estado de emergência e ao menos 5 rodovias tiveram que ser interditadas. Alex afirmou que a Secretaria está trabalhando em conjunto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para que as estradas sejam reabertas sem mais prejuízos.

O secretário então palestrou sobre os novos contratos de concessão de rodovias, passando um panorama das necessidades exigidas em cada um dos 6 lotes e ressaltando que cada um deles tem suas particularidades. Em seguida, apontou os principais investimentos e inovações para as novas concessões, destacando a duplicação de 1.782 km e a inclusão de faixa adicional e terceira faixa em 379 km, além da instalação de 3 rampas de escape e mais de 200 passarelas.

Ao apresentar a comparação aos modelos aplicados em Santa Catarina e no Paraná, Sandro Alex afirmou que considera o Movimento Pró-Paraná e o Comitê de Infraestrutura como uma equipe técnica do governo.

O encontro seguiu com comentários do secretário sobre a suspensão das obras da Ponte de Guaratuba, a qual a Secretaria entrou com processo de recurso nesta segunda-feira (9/10) e exaltou a participação do Comitê na defesa do processo e pela elaboração da nota técnica sobre o tema.

Por fim, Alex comentou sobre outros investimentos em obras no Paraná. Dentre elas, foram citadas a estrada da boiadeira, a duplicação do contorno oeste de Cascavel e a ponte de integração entre Brasil e Paraguai, incluindo os acessos, que tem parceria com a Itaipu Binacional. Ao todo, o secretário afirma que estão investidos R$ 820 milhões nas obras em andamento.

Ao final do encontro, o espaço foi aberto para contribuições e questionamentos dos demais participantes.

Destaques: